Adolescência: uma fase de transição visão junguiana
Sempre ouvimos falar que “adolescente é estranho” e que “no meu tempo era diferente”... bem, estou aqui para te contar um segredo… rs. A adolescência é um processo da vida do ser humano que não pode ser pulado. Logo, se você é um adulto… obviamente você também foi um adolescente… rs.
ADOLESCÊNCIA
9/9/20252 min read
Adolescência: uma fase de transição na visão junguiana
Sempre ouvimos falar que “adolescente é estranho” e que “no meu tempo era diferente”... bem, estou aqui para te contar um segredo… rs.
A adolescência é um processo da vida do ser humano que não pode ser pulado. Logo, se você é um adulto… obviamente você também foi um adolescente… rs.
Essa etapa é única da vida, marcada por transformações profundas no corpo, nas emoções e na forma de se relacionar com o mundo. É o momento em que o jovem deixa para trás a infância e começa a buscar maior autonomia, experimentando novas formas de ser e estar no mundo.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a adolescência compreende a faixa etária entre 10 e 19 anos. Nesse período, acontecem mudanças biológicas, cognitivas e sociais, mas também importantes descobertas relacionadas à identidade e ao futuro.
Na visão junguiana, a adolescência pode ser entendida como uma etapa inicial do processo de individuação – o caminho de tornar-se quem se é de forma mais autêntica. Carl Gustav Jung não descreveu a adolescência como uma fase isolada, mas destacou sua importância na formação da personalidade. É nesse período que emergem forças inconscientes representadas por arquétipos como o herói, que impulsiona a superação de desafios; a sombra, que revela conflitos internos e aspectos reprimidos; e a persona, relacionada aos papéis sociais e à adaptação ao meio.
Assim, a adolescência não é apenas uma fase de transição biológica, mas também um momento simbólico de morte e renascimento psíquico: o jovem deixa para trás elementos da infância e começa a abrir espaço para a vida adulta. É um período de intensa criatividade, mas também de vulnerabilidade, em que se busca sentido, identidade e pertencimento.
Compreender a adolescência a partir da psicologia junguiana significa reconhecer que cada jovem percorre um caminho único, no qual desafios, crises e descobertas fazem parte da construção de sua própria história.
Referências
Aberastury, A.; Knobel, M. Adolescência normal. Porto Alegre: Artmed, 2000.
Jung, C. G. O desenvolvimento da personalidade. Petrópolis: Vozes, 2011.
Organização Mundial da Saúde (OMS). Adolescent health. Geneva: World Health Organization, 2022.
Papalia, D. E.; Feldman, R. D. Desenvolvimento humano. 12. ed. Porto Alegre: AMGH, 2013.
Stein, M. Jung: o mapa da alma. São Paulo: Cultrix, 1998.


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